ITAU INFORMOU QUE O FECHAMENTO DA AGÊNCIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES FOI UMA DECISÃO TOMADA A PARTIR DE ESTUDO INTERNO REALIZADO PELO BANCO
- 19/02/2026
- 0 Comentário(s)
ITAU INFORMOU QUE O FECHAMENTO DA AGÊNCIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES FOI UMA DECISÃO TOMADA A PARTIR DE ESTUDO INTERNO REALIZADO PELO BANCO
Por Aurisney Funchal
O anúncio do fechamento da agência do banco Itaú de Leopoldo de Bulhões provocou um intenso debate, reclamações e questionamentos sobre de quem é a responsabilidade desta decisão.
Através de e-mails oficiais encaminhados á prefeitura de Leopoldo de Bulhões o Itaú Unibanco informou que decidiu encerrar de forma unilateral (quando a decisão é tomada apenas por uma parte) o contrato de comodato de utilização do prédio da prefeitura e as suas atividades na cidade. O prédio sempre foi cedido gratuitamente ao banco.
Nos e-mails o Itaú informou que “a decisão (de fechar a agência de Leopoldo de Bulhões) decorre de estudo interno realizado pelo banco considerando custos operacionais, despesas da agência e demais questões estratégicas de natureza institucional”.
O fechamento de agências bancárias físicas faz parte de uma nova realidade do país, que mudou a oferta de serviços bancários nos últimos anos. É uma decisão técnica e comercial dos bancos. O fechamento de agências bancarias no Brasil aumentou drasticamente, com mais de 7.200 unidades encerradas na última década, provocado pela digitalização (82% das transações financeiras são feitas via mobile/internet) e a reestruturação dos grandes bancos (Bradesco, Itaú, Santander). Em 2025, os bancos privados fecharam 2.334 agências e postos de atendimento, buscando a redução de custos.
Entre março de 2015 e 2025, o total de agências no Brasil caiu de 23.154 para 15.529, uma diminuição de quase 33%.
O Bradesco lidera o fechamento, reduzindo 28,2% de suas agências físicas em 2025, seguido por Santander com uma redução de 25,6% e Itaú 13,6% de agências fechadas. De acordo com os balanços financeiros oficiais divulgados pelas próprias instituições e compilados por veículos de economia e entidades sindicais.
O banco Itaú confirmou o fechamento de 241 agências. Relatórios mais recentes mencionados pelo Sindicato dos Bancários indicam até 319 unidades fechadas em um ano. De acordo com o Itaú Unibanco, mais de 90% das suas transações bancárias já ocorrem por canais digitais, como o internet banking. Isso diminuiu muito a movimentação de clientes e dinheiro em agências físicas.
A migração para serviços digitais e o aumento da competição com bancos digitais (Nubank, Inter) tornaram as agências físicas menos rentáveis.
Em Leopoldo de Bulhões o Itaú já não mantinha uma agência, era apenas um ponto de atendimento com caixas eletrônicos, sem atendimento de caixa dentro do posto.
O Itaú comunicou que o posto de atendimento de Leopoldo de Bulhões vai funcionar até o dia 19 de março e o fechamento definitivo acontecerá no dia 23 de março. Os clientes de Leopoldo de Bulhões serão transferidos para a agência do Itaú de Silvânia.
A agência da Caixa Econômica Federal, que funciona no centro administrativo municipal, será a única agência bancária que continuará funcionando em Leopoldo de Bulhões.
#Compartilhe












