​ITAU INFORMOU QUE O FECHAMENTO DA AGÊNCIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES FOI UMA DECISÃO TOMADA A PARTIR DE ESTUDO INTERNO REALIZADO PELO BANCO

  • 19/02/2026
  • 0 Comentário(s)

​ITAU INFORMOU QUE O FECHAMENTO DA AGÊNCIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES FOI UMA DECISÃO TOMADA A PARTIR DE ESTUDO INTERNO REALIZADO PELO BANCO

ITAU INFORMOU QUE O FECHAMENTO DA AGÊNCIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES FOI UMA DECISÃO TOMADA A PARTIR DE ESTUDO INTERNO REALIZADO PELO BANCO

Por Aurisney Funchal

O anúncio do fechamento da agência do banco Itaú de Leopoldo de Bulhões provocou um intenso debate, reclamações e questionamentos sobre de quem é a responsabilidade desta decisão.
Através de e-mails oficiais encaminhados á prefeitura de Leopoldo de Bulhões o Itaú Unibanco informou que decidiu encerrar de forma unilateral (quando a decisão é tomada apenas por uma parte) o contrato de comodato de utilização do prédio da prefeitura e as suas atividades na cidade. O prédio sempre foi cedido gratuitamente ao banco.
Nos e-mails o Itaú informou que “a decisão (de fechar a agência de Leopoldo de Bulhões) decorre de estudo interno realizado pelo banco considerando custos operacionais, despesas da agência e demais questões estratégicas de natureza institucional”.
O fechamento de agências bancárias físicas faz parte de uma nova realidade do país, que mudou a oferta de serviços bancários nos últimos anos. É uma decisão técnica e comercial dos bancos. O fechamento de agências bancarias no Brasil aumentou drasticamente, com mais de 7.200 unidades encerradas na última década, provocado pela digitalização (82% das transações financeiras são feitas via mobile/internet) e a reestruturação dos grandes bancos (Bradesco, Itaú, Santander). Em 2025, os bancos privados fecharam 2.334 agências e postos de atendimento, buscando a redução de custos.
Entre março de 2015 e 2025, o total de agências no Brasil caiu de 23.154 para 15.529, uma diminuição de quase 33%.
O Bradesco lidera o fechamento, reduzindo 28,2% de suas agências físicas em 2025, seguido por Santander com uma redução de 25,6% e Itaú 13,6% de agências fechadas. De acordo com os balanços financeiros oficiais divulgados pelas próprias instituições e compilados por veículos de economia e entidades sindicais.
O banco Itaú confirmou o fechamento de 241 agências. Relatórios mais recentes mencionados pelo Sindicato dos Bancários indicam até 319 unidades fechadas em um ano. De acordo com o Itaú Unibanco, mais de 90% das suas transações bancárias já ocorrem por canais digitais, como o internet banking. Isso diminuiu muito a movimentação de clientes e dinheiro em agências físicas.
A migração para serviços digitais e o aumento da competição com bancos digitais (Nubank, Inter) tornaram as agências físicas menos rentáveis.
Em Leopoldo de Bulhões o Itaú já não mantinha uma agência, era apenas um ponto de atendimento com caixas eletrônicos, sem atendimento de caixa dentro do posto.
O Itaú comunicou que o posto de atendimento de Leopoldo de Bulhões vai funcionar até o dia 19 de março e o fechamento definitivo acontecerá no dia 23 de março. Os clientes de Leopoldo de Bulhões serão transferidos para a agência do Itaú de Silvânia.
A agência da Caixa Econômica Federal, que funciona no centro administrativo municipal, será a única agência bancária que continuará funcionando em Leopoldo de Bulhões.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Don't Let Me Down

The Beatles

top2
2. Epitaph

King Crimson

top3
3. Feeling Good

Nina Simone

top4
4. Somebody To Love

Queen

top5
5. Lady Laura

Roberto Carlos

Anunciantes