UMA TRADIÇÃO DE FÉ E MUITA DEVOÇÃO ACONTECE NA ZONA RURAL DE LEOPOLDO DE BULHÕES A 65 ANOS
- 27/01/2026
- 0 Comentário(s)
UMA TRADIÇÃO DE FÉ E MUITA DEVOÇÃO ACONTECE NA ZONA RURAL DE LEOPOLDO DE BULHÕES A 65 ANOS
Aurisney Funchal
Uma tradição é mantida na zona rural de Leopoldo de Bulhões reunindo uma multidão com alegria, amor, fé e muita devoção na Fazenda Retiro das Caldas.
No domingo (18/01/2026) foi encerrada uma novena de São Sebastião que acontece a 65 anos neste mesmo local, que fica na região do Retiro de Caldas no município de Leopoldo de Bulhões entre o povoado da Vila Nova e o DAIA de Anápolis.
Esta tradição foi iniciada pelo senhor Manoel Rodrigues dos Santos, conhecido como Nem (faleceu no dia 22/05/2016) e a sua esposa Maria Andrade Santos (faleceu no dia 31/07/2017). Eles formaram uma grande e abençoada família com treze filhos: Benedita, Nilda, Valdivino, Maria, Vicência, Rita, Divina, Antônio, Isia, Ivanilda, Carlos (Roque), Ivonete e João Paulo, trinta e nove netos, sessenta e oito bisnetos e oito tataranetos. Quando tinham quatro filhos a família enfrentou muitas dificuldades, as crianças adoeceram e faltou chuva para molhar a plantação que era o seu sustento. Era o mês de janeiro e a região enfrentava uma seca severa. Foi quando com muita fé e devoção o senhor Manoel pediu a intercessão de São Sebastião e depois do pedido tudo mudou, aconteceu a cura das crianças e caiu a chuva em abundância molhando a roça. A partir deste momento num gesto de gratidão e fé o senhor Manoel Rodrigues e a sua esposa começaram a realizar uma novena para São Sebastião.
Esta tradição é mantida a 65 anos sem interrupção e continua sendo realizada pelos filhos do senhor Manoel Rodrigues dos Santos e da senhora Maria Andrade Santos da mesma forma. No início do mês de janeiro acontece a novena de São Sebastião, na Fazenda Retiro das Caldas onde a família sempre viveu. Todos os anos, na semana da festa, os filhos se reúnem respeitando a tradição dos seus pais, para eles próprios fazerem os doces caseiros artesanalmente para distribuição junto com os pães. E no dia da festa no encerramento da novena a família, amigos e comunidade da região se reúnem com muita alegria e fé numa grande festa com a celebração da missa e o terço cantado na capela de Nossa Senhora das Dores, que foi construída pela comunidade na sede da fazenda a cerca de 16 anos. Depois da celebração religiosa é feita a distribuição dos doces e pães e são realizados leilões.
A capela da Fazenda Retiro das Caldas tem atividades e celebrações religiosas rotineiras, faz parte da Diocese de Anápolis pela proximidade com esta cidade, está incluída na Paroquia Sagrada Família para onde é revertida a arrecadação da festa, leilões e doações.
#Compartilhe












