​A HISTÓRIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES QUE COMEÇOU ANTES DOS 77 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

  • 02/09/2025
  • 0 Comentário(s)

​A HISTÓRIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES QUE COMEÇOU ANTES DOS 77 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

A HISTÓRIA DE LEOPOLDO DE BULHÕES QUE COMEÇOU ANTES DOS 77 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Por Aurisney Funchal

Nesta terça-feira, 2 de setembro, Leopoldo de Bulhões completa 77 anos de emancipação política. Mas a história da nossa cidade começou antes dessa data, foi uma longa trajetória até este momento histórico.
O resumo que apresentamos nesta matéria foi retirado de registros de pesquisas que foram conduzidas pelo saudoso professor de história e jornalista de Vianópolis Fábio Viejas o "Badu" que nos anos 90 editava, produzia e publicava o jornal "O Leopoldo de Bulhões" e da professora de história, atual secretária municipal de educação de Leopoldo de Bulhões Joana Darc Romano da Silva.
A cidade de Leopoldo de Bulhões surgiu com as primeiras habitações que foram edificadas à margem esquerda do Córrego Pindaíba, em terras pertencentes ao pioneiro José Candido Louza, que mais tarde ficou conhecido como Pindaíbinha devido ao referido córrego que constituía sua servidão de água, bem como das pindaíbas, árvores existentes em sua redondeza.
Mas antes do povoado da Pindaibinha outro povoado foi formado nos arredores de um posto fiscal que também servia de parada para descanso dos caminhoneiros que circulavam nas estradas da região, este local ficou conhecido como Chico jumento. Informação confirmada por pesquisa e depoimentos.
Os primeiros povoadores do município foram Sebastião Celestin Mariano, José Abílio, Francisco Rodrigues da Cruz, Altino de Souza, João Francisco Xavier, Thomas de Oliveira, Calixto Abrão, Salomão Nabuco entre outros.
Pindaibinha viu enorme progresso de 1928 a 1930, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Goiás, a exemplo de outras cidades que estavam às margens paralelas de aço, oportunidade em que aconteceram as migrações, pois onde paralisava a ponta da linha por algum tempo, surgia ali uma urbanização. Leopoldo de Bulhões e Vianópolis, surgiram e se solidificaram como cidades em virtude dos trilhos da Estrada de Ferro. Em 1935 a construção da ferrovia prosseguiu até Anápolis. Enquanto Leopoldo de Bulhões era o fim da linha, o local foi um importante ponto comercial do Estado onde eram desembarcados e embarcados produtos de outros Estados do país. Na época foram montados grandes armazem no povoado.
No dia 13 de maio de 1931 foi inaugurada a estação ferroviária. Apesar de estar vivendo um surto de progresso, o lugarejo ainda pertencia territorialmente a Bonfim (hoje Silvânia), por força do Decreto de Lei nº 56 de 8 de Dezembro de 1931 o povoado de Pindaíbinha passa a ser Distrito de Silvânia, com o nome de Leopoldo de Bulhões. Uma homenagem ao ilustre advogado goiano, José Leopoldo de Bulhões Jardim, que na época desfrutava de grande prestígio no cenário político nacional. Ele foi deputado federal, participou da comissão que elaborou o projeto da primeira constituição republicana de1891, eleito presidente da província de Goiás (equivalente ao cargo de governador de Estado) em 1892, senador 1894 e ministro da fazenda 1902. José Leopoldo de Bulhões Jardim nunca visitou o município que leva o seu nome.
A criação do Distrito foi uma reivindicação dos moradores da época num momento de intenso desenvolvimento do local. O movimento que iniciou a emancipação política do município recebeu o apoio do coronel Felismino de Sousa Viana que lutava por uma cadeira no Senado, sendo eleito posteriormente eleito senador da República. José Carlos de Andrade liderou todo o movimento pela emancipação política de Leopoldo de Bulhões, que aconteceu no dia 2 de Setembro de 1.948, pela Lei nº 127 passando à categoria de cidade.
No dia 1º de Janeiro de 1.949, a cidade recebeu com uma grande festa o então Governador Gerônimo Coimbra Bueno, que presidiu a instalação solene do município. Francisco Macedo Camarano foi nomeado
o primeiro prefeito até 10 de abril daquele ano.
A primeira eleição municipal aconteceu no dia 3 de abril de 1.949, sendo eleito prefeito com 205 votos pela União Democrática Nacional (UDN) José Carlos de Andrade, o líder da emancipação. Foram eleitos os vereadores: Mario Rodrigues da Paixão (81 votos), Agostinho Lenza, (28 votos), Antônio Siqueira (23 votos), José Augusto de Araújo (22 votos), Jair Paes Lemes (21 votos), Sebastião Lisboa Souza (20 votos) e Francisco Moacir de Melo Alcanfor (6 votos). A eleição foi apurada em Silvânia. A presidência da Câmara, ficou com Maria Rodrigues da Paixão, que mais tarde viria a ocupar o cargo de Prefeito, até completar o mandato do Prefeito José Carlos de Andrade, que deixou o cargo faltando 6 meses.
Finalmente a Comarca foi instalada em 05 de Setembro de 1.953, na gestão do prefeito Vespasiano da Costa Ferreira, quando se consolidou o sonho desta brava gente.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Don't Let Me Down

The Beatles

top2
2. Epitaph

King Crimson

top3
3. Feeling Good

Nina Simone

top4
4. Somebody To Love

Queen

top5
5. Lady Laura

Roberto Carlos

Anunciantes